Apresentação

O Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna de Contemporânea foi fundado em maio de 2016 e representa a continuidade e a adaptação a novos contextos e demandas do Grupo de Estudos em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, fundado em 2006 (Clique aqui para acessar o antigo blog).

Na sequência do I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, realizado em abril de 2016 como parte das comemorações dos 10 anos de atividade do Grupo (página do evento), a criação deste Polo de Pesquisa pretende fomentar o desenvolvimento e a consolidação da pesquisa na área de Teoria do Texto Poético e no âmbito da análise crítica de poesia.

São objetivos prioritários do Polo o desenvolvimento de projetos de pesquisa internacionais, com o acolhimento de investigadores estrangeiros, o intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras, a organização de palestras, conferências, colóquios, jornadas e workshops, bem como a publicação de material bibliográfico daí decorrente.

Integram o Polo, neste momento, duas equipes de investigação: uma, sediada no Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG; a outra, situada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A coordenação geral está a cargo da professora Silvana Pessoa, coordenadora do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG.

Coordenação Geral do Polo

Profa. Silvana Pessoa

Centro de Estudos Portugueses
Faculdade de Letras da UFMG

Anúncios